Usada há mais de 20 anos, age diminuindo a produção de acetilcolina na sinapse neuro muscular. Com isso, diminui a força do músculo. É um dos tratamentos mais realizados no mundo para prevenção e tratamento de rugas dinâmicas.

As rugas são causadas pelo estimulo constante da contração muscular, promovendo na pele uma clivagem dérmica. Com a ação da Toxina Botulínica, ocorre a inibição da contração do músculo, inibindo a formação dessas rugas dinâmicas. Esse procedimento só é indicado para rugas dinâmicas. Já para rugas que já estão fixas, outros procedimentos são indicados.

A toxina botulínica pode ser usada em baixas doses, tanto para efeito preventivo, como em doses maiores para efeito terapêutico. Além do seu uso nas rugas da testa ou áreas dos olhos, ela pode ser usada também no pescoço, provocando o relaxamento de alguns músculos e a contração de outros, de forma reativa. Com isso, nós conseguimos um efeito lifting no pescoço. O procedimento pode ser realizado também em áreas de sudorese excessiva, como axila, mãos e planta dos pés, com efeito duradouro de 9 meses a 1 ano.

Para as rugas, o efeito é variável de 4 a 6 meses. E vale ressaltar que tem efeito cumulativo. Isso porque, na medida que a aplicação da toxina o músculo vai perdendo força de contração, o produto também vai perdendo força para puxar a pele.

O Botox fica cada vez melhor com o tempo. A duração é menor em pessoas que realizam atividade física intensa. Para atletas, o ideal é aplicar mais vezes ao ano, com o intervalo de, no mínimo, quatro meses entre uma aplicação e outra.

Em rugas dinâmicas, o resultado já começa a aparecer com 48 horas após o procedimento. Já em rugas estáticas, o resultado aparece por volta do décimo quinto dia. E em até 30 dias depois da aplicação, é indicado realizar uma revisão, para ver a simetria da testa por dois lados. Contudo, geralmente não é necessário o retoque. Existem vários tipos de toxina, mas as mais utilizadas são as europeias e americana.

A aplicação é rápida. Logo após, o paciente já pode voltar a suas atividades habituais. É necessário, porém, alguns cuidados após o procedimento, apenas por precaução. O indicado é não deitar ou abaixar a cabeça por 4 horas após a aplicação. Também não é recomendado massagear a área nas primeiras 72 horas. Compressas quentes e frias são contraindicadas sobre a área tratada. É importante também evitar esforço físico intenso por 24 horas após a aplicação.

Entrar em contato